Biblioteca Nacional recebe dois mil exemplares do “Participei, por Isso Testemunho”

Realizou-se na última sexta-feira (6), na sala de leitura da Biblioteca Nacional, a Cerimónia Oficial de entrega, pelo Banco de Moçambique (BM), de 2000 exemplares do livro “Participei, por Isso Testemunho” da autoria de Sérgio Vieira, à Biblioteca Nacional de Moçambique.

 

Com esta iniciativa, o BM pretende contribuir nos esforços de disseminação e valorização do património histórico-nacional, visto que a obra em apreço constitui um valoroso contributo para o conhecimento e compreensão da história do país.

O livro, cuja edição foi feita pela Leya Editores, é destinado ao apetrechamento das bibliotecas públicas e escolares em todo o país. No total são 244 bibliotecas que serão abrangidas, nomeadamente 10 Bibliotecas Públicas Provinciais, 49 Bibliotecas Públicas Distritais, 5 Bibliotecas Municipais e 180 Bibliotecas Escolares.

Para além da doação, o Banco de Moçambique apoia igualmente a distribuição do livro, a ser feita pela Biblioteca Nacional de Moçambique, por estes destinos e na distribuição de mais de 2 toneladas de livros da Biblioteca Nacional de Moçambique destinados as Bibliotecas Públicas que aguardavam durante vários anos por esta oportunidade de serem distribuídos pelos destinatários.

O Livro “Participei por Isso Testemunho” é uma edição que versa sobre o percurso do autor como nacionalista, Combatente da Luta de Libertação Nacional e quadro sénior do país que desempenhou vários papéis de elevada responsabilidade ao longo da História de Moçambique. Gozando desse conhecimento, o autor descreve muitos factos imprescindíveis para a reconstituição da nossa história.

Note-se que a Biblioteca Nacional de Moçambique é uma instituição pública cultural, de conservação e preservação do património documental nacional que, de entre outras atribuições, exerce a função de Sede do Serviço Nacional das Bibliotecas Públicas com vista a criação de normas de organização e gestão, bem como a supervisão técnica e metodológica destas. (RM)

Fonte:Rádio Moçambique Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *