O BANCO de Moçambique (BM) alerta as notas que têm estado a ser apresentadas nas redes sociais não correspondem à nova série recentemente lançada, e que deverá entrar em circulação efectiva no país a 16 de Junho próximo.

 

Num comunicado emitido ontem, o Banco Central esclarece que as referidas notas, que incluem uma com o valor facial de 20 mil meticais, são referentes à segunda família do Metical (a família da República de Moçambique), que terminou o seu curso legal a 31 de Dezembro de 2012, estando, por tanto, fora da circulação.

A chamada de atenção torna-se particularmente relevante, uma vez que, considerando a semelhança na cor, os cidadãos incautos podem ser induzidos em erro.

Acrescenta que as notas exibidas nessas redes não são da série 2017 lançada a 17 de Maio e apela a todos os cidadãos para que redobrem a atenção e sigam as instruções divulgadas recentemente pelo Governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela.

Na sua comunicação, Zandamela fez saber que “a circulação das notas do Metical da série 2017 será simultânea com as notas das séries 2006 e 2011, que ostentam as assinaturas dos ex-governadores Adriano Afonso Maleiane, com a data de 16 de Junho de 2006; e Ernesto Gouveia Gove, com a data de 16 de Junho de 2011”. Estas notas são todas da terceira família do Metical (a família Banco de Moçambique).

Realçou também que a série de 2017, tal como a de 2011, não contemplará moedas metálicas do Metical. Nesse sentido, manter-se-ão em circulação as moedas que ostentam a data de 2006, altura da emissão da “nova família do Metical”.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/68027-bm-esclarece-sobre-notas-nas-redes-sociais.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *