MAIS de trinta toneladas de borracha pré-processada, produzidas no distrito de Lugela, serão exportadas, em Abril próximo, para a Índia.

A evolução do projecto foi apresentada, há dias, em Quelimane, na XX Sessão do Conselho dos Serviços de Representação do Estado na Zambézia.

O coordenador, Geraldo Bive, disse que a colheita em curso termina  em Dezembro, o que permitirá realizar o pré-processamento e a primeira exportação para aquele país asiático.

Bive disse que o investimento nas borracheiras está a ser implementado há dez anos, numa área de quinhentos hectares, tendo passado por diferentes etapas até alcançar o estágio actual.

Neste momento estão em exploração quatro mil hectares, na região de Tacuane, em antigas áreas de produção de chá.

Explicou que  foram feitos vários ensaios a fim de criar condições para a adaptação das plantas, garantir o tratamento fitossanitário para um maneio integrado e combate a doenças, sendo que a situação está melhor que antes.

O projecto, de capitais indianos, na ordem de 960 milhões de meticais, prevê, entre outros, a instalação de uma unidade de processamento que permitirá gerar empregos, o que irá espevitar o crescimento sócio-económico da região.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *