A selecção de Burkina Faso venceu na deslocação a Burundi, este domingo, por 0-2, em partida que abriu a disputa dos jogos da quarta jornada da fase de grupos, e tornou-se na primeira selecção qualificada ao Campeonato Africano das Nações de Marrocos, em 2025. Para esta quarta jornada, a selecção da Nigéria sofreu “maus bocados”, na deslocação para a Líbia, onde ficou retida, por mais de 12 horas, no aeroporto, sem água e sem comida.

Com Issa Kaboré, lateral direito do Benfica de Portugal, que foi titular e disputou os 90 minutos da partida, o Burkina Faso foi a Burundi vencer e garantir a primeira vaga para a fase final do CAN de Marrocos, em Dezembro de 2025 e Janeiro de 2026.

A equipa visitante entrou melhor no confronto e inaugurou cedo o marcador, logo aos 5 minutos. O pontapé de canto batido por Badolo e Mohamed Konaté, de cabeça, respondeu da melhor forma nas alturas. Bola indefensável para o guardião adversário.

Já nos instantes finais da partida, Bertrand Traoré, avançado do Ajax, ditou o resultado final, na conversão de uma grande penalidade, e carimbou a vitória da selecção forasteira. Desta forma, os comandados de Brama Traoré somam dez pontos no grupo L de qualificação, frutos de três vitórias e um empate, em quatro partidas disputadas, assegurando a primeira vaga (à excepção de Marrocos, país anfitrião), na maior prova de selecções do continente africano.

É que com os 10 pontos somados, Burkina Faso tem mais sete pontos em relação  ao terceiro classificado, justamente o Burundi, quando faltam apenas duas partidas (seis pontos) por disputar. Ou seja, ainda que perca os dois jogos em disputa e as restantes selecções vençam, apenas o segundo classificado pode ultrapassar os burkinabes, enquanto o terceiro já lá não chega.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *