NoticiasAI

CAN-2022: “Mambas” jogam pela qualificação

A SELECÇÃO Nacional de Futebol recebe, hoje às 21:00 horas, no Estádio Nacional do Zimpeto, a sua congénere de Cabo Verde, em partida da sexta e última jornada do Grupo “F” de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) que terá lugar próximo ano nos Camarões.

Com quatro pontos conquistados em 15 possíveis, os “Mambas” jogarão com ouvidos em Douala, onde, à mesma hora, os Camarões recebem o Ruanda. Tudo porque, para além da obrigatoriedade de derrotar Cabo Verde (somariam sete pontos, em segundo lugar), têm de esperar que o Ruanda (em terceiro, com cinco pontos) não vença em Douala os Camarões (dez pontos), já apurados na qualidade de anfitrião. 

Em caso de vitória, os “Mambas” passarão a somar sete pontos e teriam, consequentemente, vantagem no confronto directo com os cabo-verdianos (empataram a dois golos na Praia). 

Para este decisivo embate, o seleccionador nacional, Luís Gonçalves, tem disponíveis 30 jogadores, sendo o médio Nené o único que ficou de fora por conta do segundo amarelo que viu em Kigali, na derrota (1-0) diante do Ruanda. Em comparação com o jogo de há uma semana, entrou no conjunto moçambicano o extremo Kamo-Kamo, autor do tento de honra na derrota (1-4) diante dos Camarões.   

Lembre-se que Moçambique já disputou quatro edições do CAN, nomeadamente Egipto (1986), África do Sul (1996), Burquina Faso (1998) e Angola (2010). Falhou, no entanto, as últimas cinco tentativas, designadamente 2012 (Gabão e Guiné Equatorial), 2013 (África do Sul), 2015 (Guiné Equatorial), 2017 (Gabão) e 2019 (Egipto).

Fonte:Jornal Notícias