O GOVERNO do Canadá está a financiar 13 milhões de dólares (cerca de 605,8 milhões de meticais) para apoiar programas de inclusão e educação de pessoas com deficiência no país.

O projecto está a ser liderado pela Visão Mundial (World Vision) na província de Nampula, nos distritos de Nacarôa, Monapo e Murrupula, através do projecto transformativo de género “Toda Rapariga é Capaz”.

A informação foi expressa, há dias, na cidade de Maputo, durante o “workshop” sobre protocolo do Instituto Nacional para a Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano (NICHD) de língua de sinais, no contexto forense no acesso à justiça e protecção à criança.

Para a oficial de igualdade de género e inclusão social na Visão Mundial, Adelina Mutambe, o valor corresponde a um orçamento que, numa primeira fase, irá abranger mais de 600 crianças de três distritos da província de Nampula.

“No âmbito do projecto ‘Toda Rapariga é Capaz’, existe uma subcomponente de deficiência, onde trabalhamos num censo populacional para identificar crianças com deficiência e temos até agora uma margem de 800 petizes com deficiência, nos distritos e prevê-se que o protocolo possa abranger pelo menos 600 crianças com surdez apenas no primeiro ano”, referiu.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *