A CIDADE de Nampula, a terceira maior do país, celebra no domingoa passagem do seu 65° aniversário de elevação à esta categoria. Este aniversário chega num momento em que algumas vias de acesso, incluindo pontes e pontecas,que sempre foram dos grandes problemas para a mobilidade na urbe, particularmente na zona periférica, acabam de ser reabilitadas.

Estas realizações do Conselho Municipal de Nampula trouxeram melhorias substanciais sobretudo na componente da mobilidade de pessoas e bens. Hoje em dia já se pode chegar a alguns bairros da urbe de forma mais fácil e cómoda, o que antes era impossível devido à degradação acentuada das estradas. Éoexemplo da unidade Marien Ngouabi, no bairro de Namutequeliua, em que foi construída uma ponte e aberta uma estrada num local onde antes era impossível passar devido a uma cratera aberta pelas água das chuvas.

Outra intervenção foi feita na construção da ponte sobre o rio Nicutha e reabilitada a respectiva via para permitir a ligação rodoviária entre as zonas de Muthimacanha e Ratane, no bairro de Murrapaniua.

Enquanto isso, a via Mucuache-Muahivire beneficiou há dias de obras de terreplanagem,mercê da aquisição,pelo município,de uma máquina buldózer para melhorar o tráfego rodoviário naquela zona que tem grandes potencialidades na produção agrícola, com destaque para as hortícolas.

Outro bairro que tinha sérios problemas de circulação de pessoas e bens é o de Namutequeliua, onde a situação se devia à falta de uma ponteca num rio que sempre transbordana época chuvosa. E no âmbito da melhoria das vias acesso, a questão já foi ultrapassada, com a construção de uma ponteca.

Para os residentes da cidade de Nampula, a melhoria das vias de acesso é um motivo de festa, principalmente nos bairros periféricos, onde algumas das principais viasque estavam paralisadas foram recuperadas pelo Conselho Municipal.

Momade Brito, residente no bairro de Namicopo, disse que é com satisfação que a cidade onde vive celebra os 65 anos de elevação à esta categoria, com um trabalho visível de recuperação das vias de acesso, incluindo a edificação de pontes e pontecas naquelas zonas em que havia grandes dificuldades de circulação de pessoas e bens.

Brito aproveitou a ocasião para partilhar um episódio triste que aconteceu com ele há três anos, quando perdeu um amigo que vivia naquele bairro depois de ter sido arrastado pela fúria da água da chuva,quando tentava atravessar o rio.“Era um grande risco passar neste rio, sobretudo no período nocturno. O município trouxe um grande benefício para a população ao construir a ponte no nosso bairro,porque dantes tínhamos que descer e passar do rio com todos os riscos, mas agora esse sofrimento passou para a história”, observou Brito.

Um outro munícipe, Jaime Abacar, residente em Namutequeliua, que também não escondeu a sua satisfação por melhorias da estrada que liga Namicopo a Namiepe, disse que a grande prenda que a edilidade deu aos moradores da chamada capital do Norte,na passagem do 65º aniversario,é a abertura e reabilitação das vias de acesso. Leia mais

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *