O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, disse hoje, em Maputo, que a construção de raiz, de um aeroporto em Xai-Xai, constitui um empreendimento económico que colocará a província de Gaza no circuito das ligações aeroportuárias do país.

Segundo Baloi, a infra-estrutura vai permitir, não só, a mobilidade de pessoas e bens, como também servirá de aeroporto alternativo ou como uma das plataformas de resposta a situações de emergência ou catástrofes naturais.

O governante fez este pronunciamento momentos depois da assinatura de três acordos relativos à cooperação económica e técnica entre o Governo da República de Moçambique e da República Popular da China.

Os pactos celebrados por Su Jian, Embaixador da República Popular da China em Moçambique, e Oldemiro Baloi, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, visam o financiamento do projecto de construção do aeroporto de Xai-Xai, na província de Gaza, avaliado em 45.310.800 dólares norte-americanos e o fornecimento de 100 autocarros para o transporte público de passageiros, no valor de 7.448.000,00 dólares.

O terceiro acordo destina-se ao financiamento do projecto de provisão de serviços de televisão por satélite a 500 povoações em Moçambique.

O projecto de televisão por satélite visa alargar o acesso ao direito à informação às populações que vivem nas zonas rurais, contribuindo desta forma para a elevação do índice de desenvolvimento humano, nos domínios social e económico, disse Baloi.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74119-china-doa-mais-de-52-milhoes-de-dolares-ao-pais.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *