NoticiasAI

China reforça compra de grafite de Moçambique

O produtor chinês de componentes de baterias Zhanjiang Juxin é o novo cliente da mina de grafite de Balama, no norte de Moçambique, anunciou a empresa mineira australiana Syrah Resources.

“A Syrah assinou um contrato de venda obrigatório com a Zhanjiang Juxin New Energy Materials para fornecimento de 20 mil toneladas de grafite natural da operação de Balama em 2018”, referiu a empresa numa nota aos accionistas, consultada hoje pela Lusa.

A empresa chinesa foi criada em 2006 e é especializada na produção de materiais para baterias de iões de lítio, como as que equipam carros eléctricos e outros aparelhos.

Este contrato representa outra conquista significativa para a grafite de Balama, referiu Shaun Verner, director-executivo da Syrah.

A mina moçambicana é o único grande projecto de grafite actualmente em operação com uma produção para 2018 de 160 a 180 mil toneladas, o que coloca a Syrah numa posição forte para responder à procura crescente nos mercados de veículos eléctricos e armazenamento de energia, acrescentou.

Em Setembro, a firma australiana já tinha anunciado um acordo com outra firma chinesa.

Na altura foi contratado o fornecimento de 30 mil toneladas de grafite no primeiro ano de produção (2018) à Jixi BTR Graphite Industrial, firma subsidiária da Shenzhen BTR New Energy Materials (BTR).

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74080-china-reforca-compra-de-grafite-de-mocambique.html