As chuvas que caíram nos últimos dias na cidade e província de Maputo trouxeram de volta o velho problema de casas e ruas alagadas.

O fenómeno atingiu os bairros da Matola “A”, Fomento e Nkobe, no município da Matola, enquanto na cidade de Maputo são afectados Chihango, Maxaquene “C” e outros bairros.

Paula Cossa, do bairro Nkobe, disse à nossa Reportagem que o problema vem desde o ano de 2013 e que foi feito um recenseamento para a atribuição de novos espaços em zonas sem riscos a inundações, contudo o projecto não teve “pernas” para andar porque os residentes queriam ajuda para reconstrução das suas casas nos locais para onde seriam transferidos.

Disse ainda que o conselho autárquico prometeu por diversas vezes a construção de uma vala de drenagem mas, o mesmo ainda não aconteceu.

Já na Cidade de Maputo, os bairros de Maxaquene “C” e Chiango, não escaparam à fúria das chuvas.

Cândida José disse não saber como conviver com a situação que ocorre sempre que cai chuva, porque ficam sem lugar para dormir e os móveis ficam todos na água. As crianças ficam sem lugar para brincar não obstante as estarem de férias escolares.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *