Mais cinco geradores de energia entraram em funcionamento, em Songo, na província de Tete, e poderão aumentar a capacidade de produção e transmissão de energia da Hidroeléctrica de Cahora Bassa.

Além de aumento de fiabilidade e da capacidade de transmissão de energia, a entrada em funcionamento de cinco grupos geradores vai minimizar perdas e aumentar a disponibilidade de energia eléctrica. Cada gerador tem a capacidade de conversão de 415 MW, totalizando uma potência instalada de 2075 MW.

“Já começamos a fase de concursos e os preparativos para receber os grandes equipamentos. Dentro de pouco, iniciar-se-á o fabrico dos equipamentos necessários, porque havemos de começar a colocar as encomendas logo que terminar a fase de concurso, selecção dos empreiteiros e dos fabricantes, para que possam começar os trabalhos”, disse Boavida Muhambe, presidente de Conselho de Administração da HCB.

O processo de instalação das máquinas incluirá também a reabilitação de diversos equipamentos de protecção. “São cinco grupos geradores e cada caso será um caso, o que significa que, em cinco anos ou seis, poderemos concluir a instalação e manutenção dos equipamentos adquiridos”, avançou Boavida Muhambe.

O PCA da hidroeléctrica de Cahora Bassa falava durante as festividades alusivas aos 47 anos da HCB e realização da VI edição do Songo Festival, uma iniciativa que visa promover a cultura local. Na ocasião, foram premiados os melhores grupos culturais.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *