O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, equaciona a possibilidade de se alargar o período de recenseamento eleitoral em todo país, de forma a permitir o registo de um maior número de potenciais eleitores.

Por outro lado, as entidades eleitorais estão a colaborar com autoridades locais, no sentido de sensibilizarem as populações para afluírem aos postos de recenseamento.

“Estamos a avançar com algumas propostas como, por exemplo, o reforço em algum equipamento. Estamos também a falar com as várias autoridades governadores, administradores que também estão a se empenhar, pessoalmente, na mobilização dos vários concidadãos. Estão a se empenhar, por exemplo, em encontros com régulos e outros líderes tradicionais e também estamos a ver a possibilidade, ao nível do STAE, de aumentar uma hora ou duas horas de tempo por dia, de tempo de trabalho”, disse, citado pela AIM.

Actualmente, as brigadas de recenseamento eleitoral abrem as portas as 07h00 da manhã para encerrar as 16h00.

Abdul Carimo falava esta segunda-feira, em Maputo, durante uma visita que efectuou aos postos de recenseamento.

O recenseamento eleitoral iniciou a 19 de Março e o fim esta previsto para 17 de Maio. As eleições autárquicas estão agendadas para 10 de Outubro próximo.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *