A IMPLEMENTAÇÃO de projectos juvenis para a geração do auto-emprego e empreendedorismo precisa de mais fundos, o que leva o Conselho Nacional da Juventude (CNJ) a decidir pela intensificação de estratégias de procura de parceiros para aumentar o financiamento das iniciativas levadas a cabo em todas as províncias.

A presidente do CNJ, Emília Chambal, disse na sexta-feira, no final do encontro nacional de planificação das actividades da organização, que as actuais linhas de financiamento não respondem, na totalidade, todos os programas da juventude.

“Sabemos que é pouco, mas estamos a trabalhar para buscar outros financiamentos para satisfazer a demanda da juventude e responder às iniciativas dos jovens, ao mesmo tempo que queremos tornar o CNJ sustentável”, disse Emília Chambal, acrescentando que, neste momento, os projectos dos jovens contam apenas com  o apoio da Secretaria de Estado para Juventude e Emprego.

Avançou que, brevemente, será lançado o programa “Emprega”, que vai beneficiar muitos jovens na componente de geração de novos postos de trabalho e renda.

No encontro que teve a duração de dois dias, os jovens provenientes de todas as províncias do país debateram o estágio da propagação do novo coronavírus, sobretudo o contributo que a juventude pode dar para travar a pandemia.

Decidiram intensificar acções de sensibilização porta-a-porta e em locais de maior aglomeração como mercados e paragens de autocarros sobre as diferentes formas de prevenção, para além de distribuir material de protecção. Continuam ainda na vanguarda na higienização dos transportes públicos.

No encerramento do encontro que abordou também a questão dos direitos e saúde sexual e reprodutiva, Emília Chambal disse que uma das metas é ultrapassar os principais desafios que os jovens enfrentam, nomeadamente a falta de habitação condigna e desemprego.

Para tal,entende ser necessário incutir na juventude o dinamismo, para além de privilegiar o auto-emprego como uma das soluções dos inúmeros problemas que este grupo social enfrenta.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *