A ministra da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua, exorta aos funcionários e agentes do Estado moçambicano a ser implacáveis com a corrupção, devendo agir com profissionalismo, zelo e dedicação.

A governante exige dos funcionários um bom desempenho e respeito estrito à lei, e apoiando iniciativas que concorrem para a restauração da integridade pública. Namashulua falava sábado, em Maputo, nas celebrações centrais do Dia Internacional da Função Pública, efeméride que em Moçambique decorreu sob lema “Combatendo a corrupção nas instituições públicas, através da participação e promoção na liderança ética, para a concretização dos objectivos da Agenda 2063 e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Explicou que o lema remete a todos os funcionários e agentes do Estado ao combate cerrado da corrupção na função pública, tendo em conta as consequências trágicas fenómeno na criação de condições para o bem-estar económico e social.

“A corrupção neutraliza todos os esforços que visam promover o desenvolvimento, paz e segurança dos cidadãos. A corrupção é mais preocupante ainda quando é causada pelos servidores públicos, que têm o dever de agir com profissionalismo, zelo e dedicação”, referiu.
Dados apresentados pela governante no seu discurso indicam que houve instrução de 2.255 processos disciplinares, em 2017, o que representa 0,7 por cento dos 332.155 funcionários e agentes do Estado. Figuram entre os processos instaurados 205 demissões e 104 expulsões.
Estes dados preocupam o governo, apesar de representarem 0,7 por cento do universo dos funcionários e agentes do Estado. A celebração do Dia Internacional da Função Pública foi antecedida por recepção no seu gabinete,   sexta-feira passada, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, de 127 funcionários e agentes do Estado considerados os melhores de 2017.
O estadista exortou-os a primarem por uma prestação de serviços de qualidade e na aposta de formação contínua virada para os interesses da função pública, de modo a conciliar os conhecimentos de que cada um dispõe, para melhor servir o cidadão.

Felicitou ainda a todos os funcionários e agentes do Estado pelo seu empenho e dedicação na construção e desenvolvimento do país, bem como para a necessidade de melhorarem o seu desempenho, particularmente no comportamento ético e combate à corrupção.
Segundo a AIM,   a celebração oficial da data iniciou cerca das 7h30, com o arranque de uma marcha dos funcionários e agentes do Estado da Praça da Paz até a Praça dos Heróis, acompanhada pela Banda militar da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Depois da deposição da coroa de flores na Praça dos Heróis, os funcionários e agentes do estado retomaram a marcha, mas de regresso à Praça da Paz, onde decorreram diversas actividades, entre as quais feira de saúde, ginástica aeróbia, música, emissão de Bilhetes de Identidade (BI) e do Número Único de Identificação Tributária (NUIT).

Participaram da celebração também a governadora da Cidade de Maputo, Iolanda Cintura; representantes do Conselho Municipal de Maputo, vice-ministros, Secretários Permanentes de ministérios; secretario Permanente do Governo da Cidade de Maputo, entre outras individualidades.

………………………

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *