Concurso de pesquisa de hidrocarbonetos pode ser lançado até finais deste ano

Carlos Zacarias, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleo afirmou ter havido uma alteração na previsão do lançamento do 6º concurso de prospecção e pesquisa de hidrocarbonetos no país

Numa entrevista exclusiva ao “O País”, Carlos Zacarias apontou o trabalho pré-lançamento, a subida dos preços do petróleo e, em parte a COVID-19 como factores que causaram a mudança do cronograma do concurso.

A subida do preço do petróleo causou paragem em diversos trabalhos de pesquisa nesta área, e, a COVID-19 influenciou apenas com a limitação de mobilidade das pessoas.

Ainda assim, Zacarias alerta que o cenário de pandemia, não foi um dos motivos mais proeminentes.

O PCA do Instituto adiantou que as áreas identificadas para pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos estarão distribuídas pelas três regiões do país – Norte, Centro e Sul.

“Não serão muitas áreas, mas esperamos que sejam áreas que despertem o interesse de potenciais investidores”, disse Zacarias.

Sobre o actual estágio do processo, Zacarias informa que no momento estão a decorrer trabalhos para definição dos critérios de elegibilidade para o concurso de pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos.

E, mesmo com o atraso, espera-se que a conclusão deste processo inicie a partir do fim deste ano.

Carlos Zacarias falou à margem da cerimónia de doação de 40.000 máscaras, feita pela empresa chinesa CNPC ao Instituto Nacional do Petróleo.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *