A esposa do governador de Tete, Joana Auade, considera ainda preocupante o índice de prevalência de uniões prematuras na província, embora haja registo de redução de casos deste fenómeno.

A esposa do governador falava ontem, no distrito de Mágoè, no final da primeira conferência religiosa distrital, evento que reuniu governantes distritais, líderes religiosos e comunitários, entre outros convidados.

“Há uma redução sim. Estamos a envidar esforços para a sua contenção, mas não estamos satisfeitos, porque ainda ocorrem uniões prematuras. Este assunto é muito preocupante, porque as raparigas estão a interromper os seus estudos para cuidar de lares, serem mães de forma precoce”, afirmou a esposa do governador Paulo Auade.

Argumentando, ela disse que o fenómeno é preocupante, porque trava o desenvolvimento, pois “as raparigas que deveriam continuar a estudar para o bem deste país estão a ser casadas cedo”.

Louvou a iniciativa do Governo distrital de Mágoè, que juntou várias camadas sociais para promover o debate sobre casamentos prematuros e abuso sexual de menores, incentivando que esse gesto deve ser multiplicado para que este fenómeno reduza cada vez mais na província de Tete.

“Por isso chamamos a atenção de todos para o seu envolvimento no combate a este mal social. Os próprios líderes comunitários e religiosos jogam um papel muito importante na educação moral para que a sociedade saiba que este mal deve ser eliminado para o bem de todos”, sublinhou, segundo a AIM.

Joana Auade acredita que os debates havidos na conferência poderão contribuir significativamente na redução ou contenção de casamentos prematuros na província.

“Estamos satisfeitos quando ouvimos os próprios líderes comunitários a dizerem que assumem este fenómeno como um problema sério que precisa do envolvimento de todos para a sua erradicação”, acrescentou.

A poligamia, registo das igrejas, artes nocivas à pesca e raiva foram outros temas também debatidos na primeira conferência religiosa distrital, em Mágoè.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *