Os resultados da pesquisa e prospecção de areias pesadas que vinham decorrendo há mais de dez anos nos distritos de Inharrime e Jangamo, província de Inhambane, confirmam a existência de mais de 4.4 biliões deste recurso, quantidade suficiente para instalação de uma unidade de processamento.

 

A informação foi revelada ontem, em Jangamo, pelo director executivo da Savannah Resources, David Archer, em representação das companhias Rio Tinto e Matilde Minerals, durante a inauguração de uma planta-piloto para a exploração das areias pesadas para o processamento de titânio, rutilo e zircão.

Na ocasião, David Archer informou que com as quantidades descobertas estão criadas as condições para a instalação de uma unidade fabril com capacidade para produzir mais de 15 mil milhões de toneladas por ano, numa exploração que se pode prolongar por mais de trinta anos.

Segundo ele, serão investidos cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos na edificação da unidade, que irá empregar mais de cem pessoas na fase da construção e mais de 400 trabalhadores já na exploração.

David Archer garantiu que os derivados processados da fábrica, a ser construída na zona de Mutamba, têm já mercado garantido em alguns países africanos, europeus e asiáticos, com destaque para a África do Sul, Reino Unido e China.

O governador da província de Inhambane, Daniel Chapo, que presidiu à cermónia de inauguração, explicou que a infra-estrutura móvel foi concebida para processar amostras de minerais pesados, nomeadamente titânio, rutilo e zircão.

“A planta-tipo não significa o início da extracção das areias pesadas, mas sim um processo de obtenção de informação sobre as características físicas ou químicas que irão determinar os métodos técnicos e a viabilidade económica, os ensaios metalúrgicos para definição da fábrica definitiva para a exploração mineira”, disse.

Esclareceu, igualmente, que a infra-estrutura é um mecanismo que vai permitir o processamento de mais de 20 toneladas de amostras de areias pesadas para avaliação do concentrado nele contido.

O governador disse que se trata do fim das acções de pesquisa e prospecção do mineral que decorriam há mais de 13 anos. Para a fase seguinte, segundo Daniel Chapo, os parceiros, nomeadamente Rio Tinto e Matilde Minerals e a Savannah Resources, irão solicitar ao Ministério de Recursos Minerais e Energia a licença de exploração mineira.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/74113-confirmadas-areias-pesadas-em-inhambane.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *