O Governador da província de Tete, Paulo Auade, afirmou ontem que o combate à corrupção no Aparelho do Estado é uma das principais prioridades do Governo, porque este fenómeno mina a confiança que deve existir entre o cidadão e o Estado.

“É por isso que todos os sectores provinciais e secretarias distritais possuem um Plano de Combate à Corrupção, cuja implementação decorre com o estudo e divulgação da legislação e palestras, em que são apresentados vários temas, com destaque para o combate à corrupção, a ética e deontologia profissional, a lei da probidade pública, o direito à informação, a legalidade dos actos e funcionamento periódico das comissões de ética”, disse Auade.

Paulo Auade falava na cerimónia de lançamento da semana comemorativa do Dia Internacional da Função Pública, que se assinala dia 23 do corrente mês, sob o lema “Combatendo a corrupção nas instituições públicas, através da participação e promoção na liderança ética para a concretização dos objectivos da Agenda 2063 e dos ODS”.

“O nosso papel como servidores públicos, como funcionários públicos e agentes do Estado é estarmos ao serviço do cidadão, prestando-lhe, com zelo, dedicação, eficácia e eficiência, todos os serviços que o Estado coloca à sua disposição”, sublinhou o governador de Tete, que ao mesmo tempo procedeu à abertura da audiência pública.

Auade explicou que a audiência pública é uma das formas de aproximar as instituições públicas ao cidadão, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Função Pública.

Por ocasião da data, ontem foram montados gabinetes provisórios das instituições públicas da província, no pavilhão do Conselho Municipal da cidade de Tete.

O governador explicou que esta é uma oportunidade e um espaço privilegiado para os cidadãos colocarem os seus problemas ou procurarem informar-se sobre qualquer assunto cujo andamento depende de instituições públicas.

 (Notícias/AIM)

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *