Canarinhas lideradas por Deolinda Ngulela eliminaram Ferroviário “B” nas meias-finais

E a história volta a repetir-se! Costa do Sol e Ferroviário de Maputo “A” protagonizam, a partir de sexta-feira, a final da Engen Maputo Basket ao nível dos seniores femininos num “play-off” a melhor de três jogos.

Esta noite, o Costa do Sol venceu o Ferroviário de Maputo “B” (43-41) no terceiro jogo do “play-off” das meias-finais da competição. Num jogo marcado marcado por algum nervosismo inicial, com as duas equipas a terem muitas perdas de bola e a falharem situações de cesto fácil, o primeiro quarto terminou com o parcial de 5-4, vantagem de um ponto para o Costa do Sol.

No segundo quarto, o Ferroviário de Maputo “B” conseguiu girar a bola e fazer as penetrações com Stefânia “Papelão”  Chiziane e Eleutéria “Formiga” Lhavanguane a destacarem-se neste capítulo. Com um tiro exterior, Dilma Roldão foi fundamental para que no final do segundo período o marcador indicasse 20-18, portanto, vantagem para as “locomotivas”. 

Vale a pena referir que nesta etapa do jogo o Ferroviário de Maputo esteve melhor a defender comparativamente ao Costa do Sol que não teve, igualmente, esclarecimento ofensivo. Aliás, Deolinda Carmen Ngulela, treinadora do Costa do Sol, apercebeu-se desta situação e trocou em algum momento Aquila Mucubaquire, principal base, por Sheila Chaguala.

No terceiro período, as “canarinhas” melhoraram defensivamente e conseguiram criar os desequilíbrios ofensivos com Ornilia Mulhui a destacar-se. Do lado das “locomotivas”, notou-se falta de agressividade defensiva. No final desta etapa, a marcha do marcador apontava 30-28, a melhor para o Ferroviário de Maputo.

À entrada do quarto e último período, o Costa do Sol procurou fazer pressão defensiva sobre o seu adversário. Esta etapa do jogo ficou, diga-se, marcada pela lesão de Deolinda Gimo que teve que abandonar a quadra.  Sob o signo do equilíbrio, e disputado a um ritmo intenso, o quarto período teve a particularidade de evidenciar um jogo com uma diferença mínima entre as duas equipas: e dois pontos. Até que, após uma perda de bola do Ferroviário de Maputo, o Costa do Sol fez um ataque prolongado e Rosa Cossa fez um lançamento de meia distancia que colocou o parcial em 43-41.

Com 12 segundos por se jogar, Leonel Manhique, treinador do Ferroviário de Maputo “B”, pediu um time out, ou seja, desconto de tempo para colocar o seu plano de marcha em acção ensaiando uma jogada de três pontos. No entanto, a mesa não acedeu e no ataque conduzido por Delma Zita, o Ferroviário de Maputo não conseguiu fazer uma jogada de três pontos e o jogo acabou. Tanto o Costa do Sol quanto o Ferroviário “B” lutaram para vencer o jogo. O Ferroviário de Maputo “B” foi uma surpresa agradável porquanto deu boas indicações. Forçou equipas experimentadas como o Costa do Sol e Ferroviário “A”, ao longo da prova, a empreenderem esforços para lograrem os seus intentos na quadra. Há futuro neste Ferroviário de Maputo “B”.

 

 

http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/45149–costa-do-sol-e-ferroviario-a-protagonizam-final-da-engen-maputo-basket-.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *