Canarinhas” derrotaram o Ferroviário de Maputo “B” por 58-54 em seniores femininos

O Costa do Sol venceu, sábado, o Ferroviário de Maputo “B” por 58-54, em jogo da segunda jornada da segunda volta da Engen Maputo Basket ao nível dos seniores femininos. Na quadra, o finalista vencido da edição 2016, o Costa do Sol, e a equipa sensação da prova, Ferroviário de Maputo “B”. Duas equipas dispostas a darem o seu melhor para vencer o jogo, pelo que o mesmo foi caracterizado pelo equilíbrio.

Com transições rápidas, as “locomotivas” procuravam criar desequilíbrios ofensivos face a um Costa do Sol que apostava numa defesa pressionante. Os lançamentos de meia distância e penetrações foram nota dominante no primeiro quarto que terminou com o parcial de 11-10, vantagem para as vice-campeãs nacionais. O segundo período foi mais renhido ainda, com as duas equipas a revelarem esclarecimento ofensivo e mostrarem-se fortes defensivamente. Aliás, tanto o Costa do Sol quanto o Ferroviário de Maputo “B” viram-se forçados a esgotar os 24 segundos de ataque por conta das defesas agressivas adoptadas na quadra.

Não apareceu Eliana Ventura com lançamentos na linha dos 6.25 metros, apareceu Deolinda Gimo a desequilibrar nas tabelas. Do outro lado, Stefânia Chiziane, Delma Zita, Eleutéria Lhavanguane e Dilma Roldão eram as melhores unidades. No final desta etapa do jogo, a marcha do marcador indicava 24 -22, nova vantagem para o Costa do Sol. No terceiro período, assistiu-se uma contestação por parte de Deolinda Carmen Ngulela, treinadora do Costa do Sol, e Leonel “Mabê” Manhique, técnico do Ferroviário de Maputo “B”. Os mesmos contestaram algumas decisões da mesa.

No jogo jogado, o Costa do Sol teve mais atitude com fortes penetrações e lançamentos de meia distancia que permitiram as canarinhas dispararem para um parcial de 41-34. Combativo e a dar muita intensidade ao jogo, o Ferroviário de Maputo “B” fez um quarto período de bom nível, obrigando o Costa do Sol a cometer muitos erros defensivos. Foi, de resto, nesta fase que Ornília Mulhui e Cátia Alar foram desqualificadas após atingirem cinco faltas cada. Ainda assim, o conjunto de Deolinda Ngulela soube gerir a vantagem e venceu por 58-54. 

Com este resultado, a Costa do Sol mantém-se na segunda posição agora com 20 pontos, os mesmos que o Ferroviário de Maputo “B” que é terceiro classificado. Na outra partida desta ronda, o Ferroviário de Maputo “A” venceu o Desportivo de Maputo por expressivos 103 – 26. Com esta vitória, o conjunto de Gerson “Gone” Novela continua na liderança da prova com 23 pontos. Já o Desportivo de Maputo ocupa a quinta posição com 13 pontos.

Ainda no sábado, a A Politécnica derrotou o Maxaquene por 46-42, resultado que coloca as “universitárias” na quarta posição com 16 pontos, mais três que as “tricolores” que caíram para o último lugar.


 


 



http://opais.sapo.mz//index.php/desporto/74-desporto/44868-costa-do-sol-supera-ferroviario-qbq-na-engen-maputo-basket-.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *