A EMISSÃO do bilhete de identidade (BI) no posto localizado no edifício dos Bombeiros, na cidade de Maputo, estará condicionada por 10 dias para a desinfecção das instalaçoes e testagem dos funcionários, após terem sido detectados sete casos do novo coronavirus, na última terça-feira.

A decisão de prestar serviços mínimos durante este período visa evitar que o local seja foco de contágios da doença, tanto para a equipa laboral, a maioria assintomática, como aos utentes.

O porta-voz da Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC), Alberto Sumbane, disse que das 35 máquinas existentes no balcão dos Bombeiros, apenas cinco estarão em funcionamento.

“Foram mobilizados alguns funcionários de outros postos para garantir o atendimento, durante os 10 dias, em que os trabalhadores do balcão dos Bombeiros estão em quarentena domiciliar, monitorada pelo Departamento de Saúde do Ministério do Interior”, referiu.

Sumbane apelou aos cidadãos a se dirigir aos balcões de recolha de dados da Avenida 24 de Julho, KaMubukwana, KaMavota, KaMaxakeni, KaTembe e a aderir às brigadas móveis nos diferentes bairros da capital moçambicana.

O porta-voz  lembrou que os documentos de identidade caducados são válidos até 31 de Maio. “Por isso, apelamos apenas os cidadãos sem BI a se fazer aos balcões de atendimento para evitar aglomerados.”

Esta é a quarta vez que se detectam casos da Covid-19 nos postos de recolha de dados da DNIC, numa altura em que se regista uma demanda acentuada pelo BI, por causa da aproximação dos exames e matrículas escolares.

Entretanto, alguns utentes queixam-se da morosidade do atendimento e a desorganização da fila.

 

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *