Depois de uma progressão quase geométrica no número de infecções pelo novo coronavírus, a província de Nampula registou, em apenas 24 horas, cinco dezenas de recuperados, tendo subido para 67, o número total de recuperados da pandemia, posicionando-se no segundo lugar na lista de províncias com maior número de recuperados, atrás de Cabo Delgado com 134.

 

A informação consta do Boletim Diário de vigilância da Covid-19 partilhado ontem pelo Ministério da Saúde (MISAU), que sublinha ter havido um registo de 57 recuperados em todo o país de terça para quarta-feira. Os outros recuperados encontram-se nas províncias de Tete (quatro), Manica (dois) e província de Gaza (um). Destes, refere o documento, 56 são moçambicanos e um é paquistanês. No total, o país já conta com 337 recuperados.

 

Assim, de acordo com o Boletim, a província mais populosa do país conta, actualmente, com 247 casos activos, continuando, entretanto, na pole position na lista de províncias com maior número de casos activos, sendo seguida pelas províncias de Cabo Delgado e Maputo Cidade, que contam com 177 e 100 pessoas ainda infectadas pela doença, respectivamente. Em todo o país, ainda existem 724 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo que oito perderam a vida devido à doença e duas por outras causas, apesar de terem testado positivo para a doença.

 

Entretanto, na contramão, estão as novas infecções. Segundo as autoridades da saúde, de terça para quarta-feira, o país registou mais 31 infectados, totalizando um cumulativo de 1.071 casos positivos da pandemia, sendo 988 de transmissão local e 83 casos importados.

 

Os novos infectados, sublinha o comunicado de imprensa emitido pelo MISAU, esta quarta-feira, são moçambicanos e todos resultam da vigilância activa nas Unidades Sanitárias e do rastreio de contactos. Destes, 24 estão na província de Cabo Delgado (quatro na cidade de Pemba e 20 no distrito de Mueda); seis na província de Inhambane (quatro na cidade de Inhambane, um em Funhalouro e um em Gouvuro); e um na Cidade de Maputo.

 

A nota explica que os novos casos têm idades que variam entre menos de cinco anos até 54 anos e todos estão em isolamento domiciliar. O MISAU avança ainda que o país registou mais uma alta clínica, deixando apenas cinco internados por diversas patologias associadas à Covid-19. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *