“COVID-19 no Brasil estabilizou”

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou ontem que o surto de COVID-19 no Brasil estabilizou, com um menor crescimento de novos casos diários, mas ainda é precoce concluir se a doença já atingiu o seu pico no país.

Segundo o director do programa de Emergências Sanitárias da OMS, Michael Ryan “o crescimento não é tão exponencial como era anteriormente. Há alguns indícios de que a situação se estabilizou, mas vimos em outros países que, após alguma estabilização, os casos podem aumentar novamente”.

“É um momento para se ser extremamente cauteloso e continuar com o foco em medidas de distanciamento físico, higiene e redução de eventos de massas”, alertou o especialista”.

Ryan pediu especial apoio aos grupos mais vulneráveis à doença como as minorias indígenas ou pessoas que vivem em favelas e em outras áreas pobres, onde o distanciamento social e as medidas de higiene são mais difíceis de aplicar.

“O Brasil, segundo país com mais mortos e infetados pela COVID-19 no mundo, é uma nação com uma longa história de combate a doenças epidémicas, e que pode controlar a doença com sucesso se permanecer unido”, disse o director.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *