“A cidade de Pemba registou o primeiro caso de Covid-19 no passado dia 10 de Abril, porém, o número de casos tem estado a aumentar de forma bastante rápida, cujos focos de transmissão são desconhecidos”. Estas foram as palavras que marcaram o início do discurso do Ministro da Saúde, neste domingo, momentos antes de declarar a capital da província de Cabo Delgado como segunda cidade moçambicana já na fase de transmissão comunitária do novo coronavírus, depois da cidade de Nampula.

 

Segundo Armindo Tiago, a terceira maior baía do mundo já preencheu todos os requisitos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para se declarar uma região como estando em fase de transmissão comunitária. “Foi encontrada uma elevada positividade das amostras testadas que, actualmente, correspondem quase ao dobro daquilo que é a média nacional; há uma elevada transmissibilidade interpessoal; observou-se também uma mudança no perfil demográfico dos casos de Covid-19”, afirmou.

 

Assim, para mitigar o impacto causado pela doença, o Ministro da Saúde disse já estarem em curso as seguintes acções: expansão da vigilância activa (em Pemba e na província de Cabo Delgado) para monitorar a epidemia e identificar precocemente os casos; fortalecer as equipas locais da vigilância epidemiológica; preparar e incrementar o inquérito sero-epidemiológico, com base em testes rápidos para determinar a magnitude da pandemia; intensificar as acções de higiene e saneamento; estabelecer a capacidade local de testagem, utilizando a tecnologia de PCR.

 

Em relação à província de Cidade de Maputo, o titular da pasta da Saúde garantiu que ambas também estão na iminência de uma transmissão comunitária, porém, não avançou as datas em que as duas províncias poderão ser declaradas com estando em transmissão comunitária. (Marta Afonso)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *