MAPUTO- Segundo o porta-voz desta instituição tutelada pelo Ministério do Interior, Alberto Sumbane, na última semana foram registados 60 casos de falsificação de documentos para a obtenção de Bilhetes de Identidade (BI), com maior incidência, na capital moçambicana e nas províncias de Maputo, Manica, Cabo-Delgado e Sofala.

Sumbane falava, esta Sexta-feira, em Maputo, durante o habitual briefing semanal sobre as actividades da DNIC.

Sumbane revelou que a maioria dos casos detectados têm a ver com a duplicação da identidade, uso da mesma identidade por mais de uma pessoa, bem como a alteração de alguns dados, embora com a mesma identidade.

“São pessoas que tentam furar o esquema de segurança que nós montamos. Mas temos dito que não é possível porque, uma vez feito o primeiro registo, o sistema arquiva e qualquer tentativa de falsificação de documentos nós vamos descobrir”, disse Sumbane, acrescentando que se não tivéssemos esta segurança, as pessoas poderiam lograr os objectivos para os quais fazem esta falsificação.

Para a correcção do problema, a fonte explicou que, para além de levar as pessoas envolvidas à barra da justiça, para se apurar a origem do mesmo, serão instruídos, também, os serviços distritais de identificação com vista a se combater actos do género.

A outra preocupação, segundo Sumbane, prende-se com a falta de levantamento de BIs emitidos, alguns dos quais, datam desde 2013 até ao presente ano.

Disse não conhecer os motivos pelos quais os requerentes do BI não o levantam, pelo que apela aos mesmos para proceder o devido levantamento.

Durante o período em análise, a DNIC criou 68 brigadas móveis que resultaram no atendimento de 4.652 cidadãos. Deste número, 2.287 BIs foram emitidos gratuitamente na Província de Nampula, numa parceria com a UNICEF e a Lúrio Green Resources. [FM]

Fonte: AIM

http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/nacional/dic-preocupada-com-dos-casos-de-falsificacao/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *