O distrito do Búzi, na província de Sofala, terá, em 2024, infra-estruturas eléctricas resilientes, erguidas à base de metal, em substituição das de madeira, danificadas em Março de 2019 pelo ciclone Idai.

Para a concretização da iniciativa, que é do Gabinete de Reconstrução Pós-ciclones, acaba de ser consignada a obra para a reabilitação resiliente de 65 quilómetros da linha de transmissão de energia, que liga a região de Lamego, distrito de Nhamatanda, a Guara-Guara, distrito do Búzi, em Sofala.

A reabilitação dos 65 quilómetros da linha de transmissão de energia está orçada em cerca de 397 milhões de Meticais, sendo que as obras estão a ser financiadas pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A reabilitação da referida linha consiste na substituição das torres de madeira por torres metálicas, suportadas em betão armado, e o reforço da linha de transmissão integrada.

“Com a conclusão desta iniciativa, dentro de um ano e meio, passaremos a ter energia de qualidade em todo o distrito de Búzi, uma vez que já não teremos as interrupções que caracterizam esta linha. Ela será mais robusta e, de forma permanente, os consumidores de Búzi terão energia”, garantiu Luís Mandlate, director-executivo do Gabinete de Reconstrução pós-Idai.

Para o administrador do distrito do Búzi, João Saíze, esta intervenção irá contribuir bastante para o crescimento económico daquele ponto do país, pois a energia fiável atrai investidores: “É uma intervenção que representa um balão de oxigénio que vai contribuir para o desenvolvimento do nosso distrito. Portanto, só temos a enaltecer o gesto da GREPOC”.

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *