Uma nova ambulância vai facilitar a transferência de doentes no distrito de Dôa que até então estava desprovido deste meio desde o ano passado.

A nova ambulância substitui uma outra que foi arrastada pelas águas no ano passado num dos rios que estava a transbordar.

O governador da província de Tete, Paulo Auade, que procedeu ontem à entrega do meio circulante, disse na sua interacção com o pessoal da Saúde de Dôa que a ambulância não sirva para o transporte de lenha e nem de cabritos, mas sim de doentes, que muito necessitam de serem transferidos de um ponto para outro em busca de cuidados sanitários.

“Esta ambulância deve ser bem usada. Evitemos transportar cabritos e lenha como tem acontecido em alguns casos. Esta ambulância foi adquirida pelo Governo para salvar vidas, transportar doentes, os destinatários”, exigiu.

Segundo a AIM, alguns populares presentes no acto da entrega da ambulância agradeceram o gesto do governo por não lhes ter esquecido, desde a altura em que o distrito ficou sem este meio de transporte de doentes.

“Estamos satisfeitos. Estávamos mal, porque os doentes eram transportados em carrinhas de caixa aberta e, às vezes, dependíamos do vizinho distrito de Mutarara”, disse João Razão.

O chefe do Departamento da Saúde Pública em Tete, Alex Bertil, revelou a jornalistas que, com esta nova ambulância, a província de Tete passa a contar com 34 unidades operacionais e outras dez avariadas.

Segundo Bertil, as 34 ambulâncias não cobrem o raio territorial da província porque possui 135 unidades sanitárias. “O normal seria que em cada hospital tivéssemos uma ambulância para garantir o transporte, a tempo e horas, de doentes.”

“Este número não cobre as necessidades. Estamos ainda a necessitar de mais ambulâncias. Mas sabemos que o nosso governo gradualmente vai solucionando este e aquele problema, por isso estamos satisfeitos por nos ter atribuído mais uma unidade de transporte para o transporte de doentes, porque Dôa não tinha”, acrescentou.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *