Pelo menos 12 pessoas da mesma família morreram entre os dias 24 e 28 de Junho passado na aldeia de Majuve, no distrito de Memba, província de Nampula.

Falando terça-feira na terceira sessão do Conselho Provincial de Nampula, o director provincial de Saúde, Fernando Mitano, disse que todas as evidências encontradas pelos técnicos da Saúde, enviadas para investigar o sucedido, apontam para o consumo, por parte das vítimas, de carne de tartaruga envenenada.

“No dia 24 de Junho morreram sete pessoas, duas no dia 25 e três em igual número de dias seguintes. A equipa enviada para o local constatou que as vítimas consumiram carne de tartaruga, aparentemente envenenada, e haviam tomado um medicamento tradicional para o tratamento da malária”, explicou, citado pela AIM.

Relativamente à pandemia da Covid-19, o responsável afirmou que estão internados no centro de isolamento dois pacientes, sendo que desde a entrada em funcionamento deste centro cumulativamente passaram pelo local 11 doentes.

Mitano adiantou ainda que hoje, 01 de Julho, deverá ser feita a divulgação preliminar do inquérito sero-epidemiológico que decorria em Nampula, desde 17 de Junho passado.

O Ministro da Saúde, Armindo Tiago, é esperado hoje, em Nampula, para testemunhar este facto e inaugurar o laboratório de testagem da Covid-19, cujo equipamento acaba de ser instalado.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *