NoticiasAI

“Drogas criam ilusão e depois destroem vidas”

“Drogas criam ilusão e depois destroem vidas”

O consumo das drogas lhes tirou tudo e até quase a própria vida. Hoje, estão em centro de reabilitação. Adriano Calú é disso exemplo. Um jovem que com olhar pesaroso encontrámo-lo na Associação Desafio Recto à Esperança, uma organização que alberga e ajuda pessoas toxicodependentes, na cidade de Maputo.

“Perdi tudo. Perdi minha família e amigos. Fiz tanta coisa errada. Tantas vezes parei na cadeia”, lamentou Adriano, para depois lamuriar também que “as drogas criam ilusão e depois destroem vidas”.

Entretanto, embora seu passado seja repleto de marcas desagradáveis, hoje, Adriano Calú diz-se um homem aliviado. “Um alívio que nunca tinha vivido. Tudo graças a Deus”, afirmou o jovem, frisando: “Cristo salvou minha vida!”

Como Adriano que vê a esperança renascer, no Desafio Recto à Esperança estão, igualmente, dezenas de jovens. Eles exercem várias actividades como a carpintaria, serralharia, criação e cuidados de animais domésticos para consumo e venda. Muito aprendem com a equipa de missionários oriundos de diversos pontos do mundo. Como é o caso de Marcus, que vem da Eslovénia e faz parte da direcção da associação.

“Aqui ensinamos a mudança através da fé. Ensinamos que Cristo pode mudar vidas. Ensinamos que com Jesus é possível deixar todas as coisas más”, disse Marcus.
…Deixar todas as coisas más como as drogas, que foi assim que outro jovem também fez. O Virgílio. Ele disse ser um homem liberto, tanto é que deixou uma mensagem aos que navegam no mar da toxicodependência.

“Quero aconselhar a todos jovens que vivem nas drogas a abandonar esse mundo. As drogas são perigosas. Para além de serem prejudiciais à saúde elas nos afastam das pessoas que amamos”, declarou.

Refira-se que a cada 26 de Junho o mundo assinala o Dia de Combate às Drogas. De acordo com dados do Gabinete Central de Combate às Drogas, em Moçambique, só no primeiro semestre deste ano cerca de 300 pessoas procuraram unidades sanitárias, por problemas ligados às drogas. Os jovens e adolescentes são os maiores consumidores. O álcool, a cannabis sativa, cocaína, heroína e o LCD, fazem parte das drogas mais procuradas e consumidas.

 

 

Fonte:O País