As comunidades residentes nas aldeias de Nacimoja, Nanune e Chimoio, no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez, em Cabo Delgado, já beneficiam de energia eléctrica da rede pública, em resultado de um investimento do Governo com base nas receitas geradas pela exploração de rubis.
A 1ª sessão do Conselho Consultivo do Posto Administrativo de Namanhumbir, realizada em Março do ano em curso, definiu como prioridade, entre outros projectos, a electrificação das três aldeias com os 20 milhões de meticais referente a 2,75 por cento das receitas geradas pela exploração de rubis.
O conselho consultivo local considera a iniciativa como a materialização de um sonho da população que vive nas aldeias em questão.
Para além da electrificação das aldeias de Nacimoja, Nanune e Chimoio, a população de Namanhumbir, através do respectivo conselho consultivo, havia elencado durante a sua 1ª sessão projectos de construção de duas pontecas na região de Mpene, um posto de saúde em Nacimoja, a canalização de água para o mercado de Namanhumbir-Sede.
Também identificaram a reabilitação de uma represa e a construção de uma casa mãe-espera no centro de saúde local, a instalação de duas latrinas no mercado de Nanhupo e seis furos de água, três salas de aula, em Sambie, bem como a aquisição de sete mil mudas de cajueiro, um tractor e respectiva alfaia.
A comunidade de Namanhumbir recebeu de 2016 a 2018 pouco mais de 24 milhões de meticais referente a 2,75 por cento do valor das receitas geradas pela exploração de rubi, um minério de alto valor comercial.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *