Duzentos e noventa e sete mil eleitores inscritos nos cadernos do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) votam hoje na cidade de Nampula, para eleger o novo Presidente do Conselho Municipal local.

Concorrem para o cargo Amisse Cololo António, do partido Frelimo; Paulo Vahanle, da Renamo; Amisse Saide, do MDM; Filomena Mutoropa, do PAHUMO e Mário Albino, da AMUSI. A eleição intercalar em Nampula têm lugar na sequência do impedimento permanente de Mahamudo Amurane, anterior presidente do município, assassinado a tiro no dia 4 de Outubro de 2017. 

Tanto os órgãos eleitorais como as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem e segurança neste ponto do país asseguram que estão criadas todas as condições necessárias para que o acto eleitoral tenha lugar num clima de paz e tranquilidade.

O director provincial do STAE em Nampula, Príncipe Uataia, disse ontem, em conferência de imprensa, que tudo foi preparado ao detalhe para que a votação inicie pontualmente às 7sete horas em todas as 401 mesas das assembleias de voto, num processo que envolve 3.080 membros das mesas de voto, vulgo MMV.

A votação deverá prolongar-se até às 18 horas, segundo prescreve a Lei Eleitoral. Príncipe Uataia disse que o processo será supervisionado pelos órgãos eleitorais.

Até ontem haviam sido credenciados mais de quatro mil delegados dos partidos políticos concorrentes, mais de 150 jornalistas nacionais e estrangeiros, cerca de 1.200 observadores nacionais e estrangeiros e pelo menos 47 observadores internacionais.

A Polícia da República de Moçambique diz possuir efectivo suficiente no terreno e meios materiais necessários para conter eventuais ânimos e garante que toda a sua acção será baseada na lei.

Enquanto isso, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) exorta os eleitores a participarem massivamente na eleição de hoje, sublinhando a importância de permanecerem ordeira e pacificamente nas filas até exercer o direito de voto, retirando-se depois para aguardar pelo anúncio dos resultados em suas casas.

Numa comunicação apresentada ontem pelo respectivo Presidente, Abdul Carimo, a CNE exorta os eleitores a não trajarem indumentária que ostente propaganda a favor de qualquer dos candidatos, ou portarem cartazes, autocolantes, símbolos, emblemas, cantar, interpretar danças, proceder a ofertórios e outros actos que configurem actos de campanha política.

Aos membros das mesas das assembleias de voto, Abdul Carimo disse esperar um desempenho exemplar que vai abrilhantar esta data e demonstrar, no plano interno e internacional, que o país está a dar passos seguros para a realização de eleições democráticas genuínas.

Abdul Carimo apelou ainda aos membros dos partidos políticos indicados e fazem parte desta missão a serem profissionais e que dispam as vestes partidárias no momento da execução das actividades e assumam-se como membros duma equipa eleitoral.

 “Esperamos dos observadores nacionais e estrangeiros imparcialidade, independência, objectividade e neutralidade política em todas as circunstâncias no desempenho das vossas actividades na qualidade de observadores”, apelou Abdul Carimo. 

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/75466-eleicao-do-novo-presidente-do-municipio-nampula-vai-hoje-a-voto.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *