A COMUNIDADE de Mahanhane, no distrito de Boane, província de Maputo, enfrenta dificuldades para aceder aoposto de saúde local devido à degradação das vias.

A falta de uma estrada pavimentada ou terraplenada tem causado transtornos aos doentes que procuram cuidados médicos.

Segundo Silvestre Zeute, secretário do bairro, a preocupação já foi manifestada às autoridades administrativas e à empresa Bananalândia,que explora recursos locais, mas até ao momento nada foi feito.

Zeute explicou que a seguir à queda de chuva os doentes são levados à assistência médica ao colo, porque as estradas ficam alagadas e cheias de lama, dificultando a passagem de viaturas.

“É muito penoso o que as mulheres grávidas passam nesta comunidade, para chegarem à unidade sanitária”, disse.

Carlos Marcelino, responsável do posto de saúde de Mahanhane,disse que a degradação de vias de acesso compromete a assistência médica à população. Apontou que no caso de transferência de pacientes nos dias seguintes à queda de chuva, às vezes, recorre-se ao tractor para levar doentes  até à estrada onde termina a ambulância, devido à intransitabilidade da via.

“Imagina a situação de uma mulher com complicações de parto a ser transportada num tractor. Há maior probabilidade de agravar o problema e tornar nulo todo o esforço da equipa médica”, lamentou.

A degradação das vias provocada pela queda da chuva verifica-se em todos os bairros da autarquia.

Elisa Matola, residente no bairro Belo Horizonte,referiu que o município é lamacento, mas com um plano de  instalação de valas de drenagem e manutenção contínua sob gestão da autarquia os munícipes viveriam tranquilamente sem problemas com águas pluviais.

 Por seu turno, Jacinto Loureiro, presidente da autarquia de Boane,reconheceu o sofrimento que os munícipes passam devido à degradação das estradas e alagamento de residências.

A fonte informou que o município contratou uma empresa para executar obras de intervenção em 12 bairros, como 25 de Setembro, Gueguegue, Picoco, Umpala, Belo Horizonte, entre outros.

Garantiu que neste momento o empreiteiro está na fase de alocação do equipamento em diversos pontos para o  início das obras em breve.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *