Designada “Prime Rate”, a taxa única de referência do sistema financeiro moçambicano para as operações de crédito de taxa de juro variável, a vigorar em Dezembro corrente, é de 18 por cento, anunciaram semana finda, em comunicado, o Banco de Moçambique e a Associação Moçambicana de Bancos, responsáveis pela fixação da taxa.

 

O facto contraria um movimento de queda registada nos últimos quatro meses (de Junho a Outubro), período em que caiu 1.5 por cento, partindo de uma taxa de 19.50 por cento.

 

A queda daquela taxa representa um alívio ao crédito dos empresários e famílias na banca. A “Prime Rate” aplica-se às operações de crédito contratualizadas (novas, renovações e renegociações) entre as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras (ICSF), com os seus clientes, acrescida de uma margem (`spread´), mediante a análise de risco de cada categoria de crédito ou operação em concreto.

 

No crédito a particulares e consoante os `spreads´ de 17 ICSF anexas ao comunicado, a margem varia de nulo a 6 por cento. Ainda a particulares, a margem para o crédito de consumo varia de nulo a 40.70 por cento.

 

Quanto ao crédito às empresas, a margem parte de 4.50 por cento a 22.70 por cento para empréstimos até um ano, ou varia entre 5.25 por cento a 22.70 por cento para prazos maiores. De acordo ainda com os `spreads´ dos 17 ICSF, as operações de `leasing´ mobiliário e imobiliário, as margens partem de nulo a 7.75 por cento. (Evaristo Chilingue)

Fonte: Carta de Moçambique

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *