CERCA de meio milhão de dólares norte americanos poderão ser investidos em Moçambique nos próximos tempos pela petrolífera anglo-holandesa Shell, no projecto de transformação do gás natural, em combustíveis líquidos.

Esta informação foi tornada pública hoje na cidade de Haia, na Holanda, pelo director geral do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), Lourenço Sambo, à margem da visita oficial que o Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, realiza desde ontem ao Reino dos Países Baixos.

Falando à Rádio Moçambique, a fonte referiu que as negociações com a Shell para a produção de combustíveis a partir do gás natural já estão numa fase bastante avançada.

Falando da Shell, estamos a abordar um assunto relacionado com a transformação do gás em GTL, que são bio-combustíveis, porque já temos um projecto em discussão em Moçambique, para modificar o gás em combustível líquido, disse Sambo.

Segundo o director Geral do CPI, são duas empresas que venceram no âmbito dos 25 por cento do gás que deve ser usado, uma é norueguesa, para a produção de fertilizantes e a outra é a Shell.

Neste momento estamos numa fase de implantação, isto é, com a Shell, num projecto orçado em meio milhão de dólares, disse Lourenço Sambo.

O Chefe do Estado chegou ontem a Holanda para uma visita que termina amanhã, com uma delegação que inclui a sua esposa Isaura Nyusi, governantes, empresários e o presidente do Conselho Municipal da Beira, Daviz Simango.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/67666-em-mocambique-shell-investe-na-producao-de-combustiveis-a-partir-do-gas.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *