MAPUTO – Com uma margem de 65,5% a 66,1% dos votos, à frente de Le Pen, com 33,9% e 34,5%, segundo estimativas de institutos independentes, este ex-banqueiro substituirá o socialista François Hollande, que se recusou a disputar a reeleição por falta de apoio popular e de quem foi ministro da Economia.

A abstenção no segundo turno teria variado entre 25,3% e 27%, segundo estimativas.

A taxa de participação às 13h de Brasília era de 65,3%, quatro pontos a menos que o primeiro turno (69,42%), segundo o ministério do Interior. Foi a taxa de participação mais baixa desde 1969, segundo estimativas oficiais.

Em centro de Paris, milhares de pessoas comemoravam a vitória de Macron com gritos de alegria na esplanada do Museu do Louvre.

Com bandeiras da França nas mãos, os simpatizantes do presidente de 39 anos saudaram sua vitória ante Marine Le Pen, sob um céu carregado.

O presidente em fim de mandato, François Hollande, e vários membros de governo reunidos no Palácio do Eliseu, comemoraram com uma salva de palmas a vitória do centrista, informaram fontes do palácio do Eliseu.[CC]

http://www.folhademaputo.co.mz//pt/noticias/internacional/emmanuel-macron-e-eleito-o-novo-presidente-da-franca/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *