A empresa mineira Mustang anunciou ontem “resultados excepcionais” nos testes metalúrgicos de grafite extraída no norte de Moçambique, encarados como um sinal promissor para a exploração, refere um comunicado a que a Lusa teve acesso.

“Os resultados dos testes metalúrgicos são considerados verdadeiramente excepcionais, com um aumento significativo no tamanho do floco (matéria-prima) e uma redução nos custos de processamento de reagentes”, indica a nota, acerca da prospecção na zona de Caula.

Os resultados demonstram o potencial para aquela região ser “um fornecedor de baixo custo” para a indústria de baterias, em expansão a nível global.

A firma Mustang, australiana, planeia iniciar a exploração em 2019.

A empresa tem uma mina de rubis na mesma região onde agora pretende extrair grafite e que se situa ao lado de uma outra explorada pela Syrah, também uma firma australiana que já iniciou o processo de embalagem e exportação da grafite.

A procura de grafite está em alta a nível mundial, por ser um componente usado em baterias, numa altura em que o mercado de automóveis movidos a electricidade e outros produtos eléctricos – como aeronaves não tripuladas (drones) está em expansão.

 

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *