NoticiasAI

ÉPOCA CHUVOSA EM NAMPULA: Identificados locais seguros para eventuais vítimas

A Delegação do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC),  em Nampula,  garante que já identificou locais seguros para acomodar as pessoas, que poderão ser atingidas em caso de emergência resultante de eventual ocorrência de uma calamidade natural na presente época chuvosa, nomeadamente, estabelecimentos de ensino construídos com material consistente, casas de culto e armazéns.

O delegado daquele instituto na província de Nampula, Alberto Armando, afirmou que a outra actividade, que está em curso,  diz respeito à persuasão dos governos distritais, para que proíbam a população a não construir as suas habitações em locais propensos a calamidades naturais.

A fonte explicou, que este tipo de trabalho tem sido feito em cada época chuvosa, seguindo os planos de contingência, para se evitar que maior número de pessoas seja afectado em caso de ocorrência de uma intempérie, só que tem encontrado resistência por parte da população, que não quer abandonar as áreas vulneráveis a catástrofes naturais.

“Estima-se que cerca de 30 mil pessoas poderão ser afectadas em caso da ocorrência de calamidades naturais, na província de Nampula. Temos um segundo cenário, que engloba uma projecção de maior número de pessoas, que poderão ser afectadas, por exemplo, pelas cheias, nas principais bacias hidrográficas, e ciclones, cifradas em mais de 190 mil pessoas”, explicou.

    Fonte:Jornal Notícias