DEZ comités de gestão de desastres dos distritos de Gondola, Sussundenga e Mossurize beneficiam-se de capacitação em matérias de aviso prévio, levantamento rápido de danos e envio de resposta nas primeiras 72 horas após a ocorrência de chuvas intensas.

A acção visa reduzir danos humanos ou materiais nos distritos propensos a inundações face à época chuvosa e ciclónica que se avizinha e reforçar o Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres (INGD) em Manica.

A capacitação, que termina esta semana, já foi igualmente realizada na zona Norte da província de Manica, abrangendo os distritos de Guro e Tambara, banhados pelos rios Zambeze e Luenha.

Após a conclusão deste processo de formação, serão activados todos os comités, mediante os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (INAM).

O porta-voz do INGD em Manica, Cremildo Quembo, disse que, paralelamente, foram sensibilizadas as populações residentes em zonas propensas a inundações ou cheias a retirarem-se para as regiões seguras, visando reduzir danos humanos e materiais que têm sido causados pelas intempéries.

Quembo garante que este ano a situação estará melhor controlada, pois o INGD está preparado para atender qualquer eventualidade que possa ocorrer na província de Manica, com destaque para os distritos de Sussundenga, Guro, Tambara e Mossurize.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *