As escolas Nacionais de Arte (ENA) abrem, amanhã, em todo o país, o ano lectivo 2020, numa cerimónia oficial  a ser dirigida pelo Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, na Casa da Cultura, localizada na Cidade de Maputo.

Segundo um comunicado do Ministério da Cultura, enviado, à nossa Redacção, farão parte do evento os directores das escolas públicas das Artes Visuais, Dança e Música, estudantes, encarregados de educação e demais cidadãos.

A nota refere ainda que o ensino artístico, em Moçambique, é uma das grandes prioridades na acção governativa no sector da Cultura e Turismo, pelo reconhecimento, através do segmento da formação que se assegura a perenidade das tradições culturais e outras conquistas neste domínio.

“O desafio é de introduzir o novo currículo de ensino assente em padrões de competência, orientado ao saber-fazer, ao formato vigente do sistema do ensino Técnico-Profissional, ainda no presente ano”, lê-se no comunicado.

O Ministério do Turismo acredita que as instituições do ensino artístico e vocacional têm por finalidade garantir o acesso a uma formação científico aos cidadãos-artística altamente qualificada para responder as necessidades desenvolvimento sócio- cultural e económico do País, sendo essa essência do PQG, na componente cultural e da formação do capital humano, um desiderato que teve maior impulso com a aprovação pelo Governo da Política das Indústrias Culturais e Criativas.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *