Especialistas formam e operaram cancro da mama e do útero no país  

Uma missão médica composta por 15 especialistas e pesquisadores, dentre eles americanos, brasileiros, Colombianos e tailandeses estão em Moçambique até o dia 27 de Outubro para fazer grandes e pequenas cirurgias de cancro da mama e do útero.

Para além de operações, os médicos vão formar especialistas moçambicanos em matéria de prevenção, rastreio e diferentes técnicas de tratamento de cancros.

O cancro é um problema de saúde pública em Moçambique, que anualmente mata 17 mil pessoas. E os cancros do colo do útero e da mama são os que mais afectam as mulheres moçambicanas.

As actividades serão desenvolvidas no Hospital Central de Maputo, Geral de Mavalane, Provincial da Matola  e Central da Beira.

A chefe da missão, khathleen Schmeler, especialista dos Estados Unidos de América (EUA), espera que a intervenção em Moçambique possa atingir os mesmos resultados que nos Estados Unidos em termos de redução de casos de cancro.

“ Nós tivemos uma redução do cancro do colo do útero em quase 70 por cento, nos Estados Unidos, com base nessas técnicas de prevenção. E é exactamente essa experiência que pretendemos partilhar cá em Moçambique para reduzir os casos de cancro do útero”, disse khathleen Schmeler.

Além de cirurgias, serão feitas formações e palestras. Esta é a 15ª missão em Moçambique nesta área, tendo a primeira sido realizada em 2014 por membros das mesmas instituições.

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *