NoticiasAI

Estaleiros nas estradas da Matola: Retirada compulsiva inicia segunda-feira

O MUNICÍPIO da Matola, província de Maputo, inicia, na próxima segunda-feira, a retirada compulsiva de todos os estaleiros de venda de materiais de construção civil situados nas bermas de estradas.

Segundo Firmino Guambe, vereador de Infra-estruturas, a medida surge no âmbito do cumprimento da postura municipal.

Explicou que actualmente se verifica um aumento do número de estaleiros de venda de material de construção civil nas bermas das estradas, o que acaba por desvirtuar a estética urbanística da cidade da Matola, bem como, no caso concreto, impedir a circulação livre dos peões, transportes de passageiros, entre outros.

“Todos os que estão  a comercializar cimento, areia, pedra, estacas, blocos, grelhas, pavês, lancis e moldes para pilares, nas bermas das estradas, são ilegais,” apontou.

Esclareceu que alguns agentes económicos tentaram manipular o município, pedindo autorização para desenvolver uma certa actividade, admissível no local, e no lugar do  que requereram começaram a instalar estaleiros de material de construção civil, pondo em causa a estética urbana.

Contou que em alguns locais se registam congestionamentos provocados pelos camiões estacionados nas bermas, fazendo carregamento ou descarregamento de material nos estaleiros.

De acordo com o vereador, os operadores que se encontram em situação regular serão alocados a outros locais, no sentido de continuarem com a actividade num lugar adequado.

Guambe informou que a acção administrativa é executada depois de dois meses de sensibilização dos operadores, para a retirada voluntária, tendo em conta que,  inicialmente, o prazo era de 20 dias, mas a edilidade prolongou o período,  para permitir  a preparação dos visados.

Fonte:Jornal Notícias