NoticiasAI

EUA capacita fuzileiros moçambicanos

AS Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos da América (EUA) vão treinar fuzileiros moçambicanos, durante dois meses, indica um comunicado da Embaixada norte-americana em Maputo.

Esta segunda-feira (15), os governos dos EUA e de Moçambique lançaram um programa de dois meses de Formação Conjunta de Intercâmbio Combinado.

Os Estados Unidos estão empenhados em apoiar Moçambique, com uma abordagem multifacetada e holística para combater e prevenir a propagação do terrorismo e do extremismo violento.

O vice-comandante de Operações Especiais dos EUA para África (SOCAFRICA) Coronel Richard Schmidt representou o Departamento de Defesa dos EUA durante a cerimónia de abertura, enquanto o Major-General Ramiro Ramos Tulcidás representou o Governo Moçambicano, e que momentos depois, passou a reserva, conforme um comunicado da Presidencia da República. Para além da formação, os americanos forneceram equipamento médico e de comunicações.

Os Estados Unidos dão prioridade ao respeito pelos direitos humanos, à protecção dos civis, e ao envolvimento com a sociedade civil em toda a assistência à segurança, questões de desenvolvimento socioeconómico.

A protecção civil, os direitos humanos, e o envolvimento da comunidade são centrais para a cooperação dos EUA e são fundamentais para combater eficazmente o Estado Islâmico em Moçambique.

(Noticias/RM/EUA)

Fonte:Jornal Notícias