Europa debate crise entre EUA e Irão

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia estão a preparar-se para manter um encontro no qual vão discutir a escalada de tensão entre Estados Unidos da América e Irão. O encontro convocado pela Alto Representante da União para a Política Externa, deverá acontecer na sexta-feira à tarde em Bruxelas.

O chefe da diplomacia europeia Josep Borrell está a mobilizar os países europeus para juntarem-se numa reunião para discutir possíveis soluções com vista a reduzir impacto da crise que afecta as relações entre Irão e EUA. Borrell recorreu à sua conta oficial na rede social Twitter para dar conta de uma conversa telefónica com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, na qual um dos assuntos abordados foi o Irão, e defendeu a importância de uma “ordem global baseada nas regras” da ONU.

Neste contexto o chefe da diplomacia europeia disse ser urgente uma reunião de modo que possam evitar a escalada militar entre os EUA e Irão, o que pode afectar vários outros países caso isso aconteça.

A situação no Médio Oriente está particularmente tensa desde que o general Qassem Soleimani, comandante da força de elite iraniana Al-Quds, foi morto sob ordens do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, num ataque aéreo contra o carro em que seguia.

O receio da conflito militar deve-se ao facto do Irão ter prometido vingança e de anunciar deixar de respeitar os limites impostos pelo tratado nuclear assinado em 2015 com os cinco países com assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas – Rússia, França, Reino Unido, China e EUA – mais a Alemanha, e que visava restringir a capacidade iraniana de desenvolvimento de armas nucleares.

 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *