O ex-porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Gaza, Jeremias Langa, foi quarta-feira condenado pela 3ª Secção do Tribunal Judicial de Xai-Xai, a uma pena de 12 meses de prisão, por corrupção passiva.

Langa vinha sendo julgado desde semana passada, sob acusação de ter burlado um jovem na capital provincial de Gaza, que pretendia ingressar na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), em Maputo.

Jeremias Langa terá instruído a vítima a preparar-se de modo a realizar os exames, “só para o inglês ver”, pois tinha a vaga assegurada.

O ex-porta-voz da Polícia em Gaza cobrou 120 mil meticais à vítima, alegadamente para flexibilizar o processo do seu ingresso na ACIPOL.

Não tendo conseguido ingressar na academia, a vítima tratou de comunicar o facto ao réu que, entretanto, foi prometendo resolver o assunto nos dias subsequentes.

Depois de meses de espera, a vítima concluiu que estava perante um caso de burla, tendo feito demarches para a devolução do valor, mas sem sucesso.

Foi então que a vítima denunciou o caso às autoridades competentes, que lavraram um processo criminal e conduziram o acusado à barra do tribunal.

Segundo o “Diário de Moçambique”, na sua edição de hoje, já perante o juiz, Jeremias Langa declarou que o valor pago se destinava à preparação do seu “cliente” e que este nunca chegara a procura-lo para o efeito. Confessou, outrossim, que não tinha ninguém conhecido na ACIPOL com quem, alegadamente, teria falado para facilitar o ingresso do pretendente.

Analisados os factos, o juiz do caso decidiu condenar o réu a pena de um ano e ao pagamento de 120 mil meticais ao ofendido.

De acordo com o Código Penal ainda em vigor, a pena de corrupção passiva varia de três dias a dois anos de prisão.

À data dos factos, Jeremias Langa era inspector no Comando Provincial da Polícia em Gaza. Também exercia a função de porta-voz do órgão.

Com 23 anos de experiência na corporação, Langa é a primeira vez que é acusado, julgado e condenado por prática de ilícitos criminais. (Notícias/AIM)

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/sociedade/74535-ex-porta-voz-da-policia-condenado-por-corrupcao.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *