Produtoresagrícolas da província do Niassa arrecadaram um montante estimado em 2,8 mil milhões de meticais, resultante da comercialização de cerca de 312 mil toneladas de culturas alimentares e de rendimento, desde o arranque do processo há cerca de seis meses.

As culturas que registam maior procura por parte dos intervenientes envolvidos no processo de comercialização, em curso no Niassa, são o milho, feijão, batata reno, mandioca e leguminosas, na classe das alimentares, e o tabaco, algodão, gergelim e macademia, no grupo dos produtos de rendimento.

O porta-voz do Governo do Niassa, José Manuel, que revelou o facto, disse que a renda conseguida pelos produtores agrícolas da sua província permite fazer face às suas necessidades, sobretudo no capítulo do investimento para a construção de habitações com material convencional, que resistem às características da região, dominada por chuvas intensas e prolongadas ao longo da época.

A província do Niassa planificou para a época agrícola finda 1.581 milhão de toneladas de culturas diversas, mas devido às excelentes condições climatéricas que se fizeram sentir ao longo da safra, que permitiram o desenvolvimento vegetativo das culturas, a meta foi largamente ultrapassada, em 67 por cento, tendo-se alcançado cerca de 2,4 milhões de toneladas.

A piscicultura é outra actividade prioritária para a província do Niassa e que está a conhecer adesão considerável por parte da população, justificada pela abertura de 31 tanques piscícolas novos nos últimos três meses, em diferentes pontos da região, superando em um tanque a meta prevista.

Para José Manuel, o facto representa um ganho importante, porquanto os resultados se vão reflectir no aumento da disponibilidade de peixe e do consumo da vitamina animal pela população, a qual é determinante no processo de redução da desnutrição crónica e aumento da renda dos piscicultores na província.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/73389-excedentes-no-niassa-rendem-2-8-mil-milhoes.html

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *