Ndambi Guebuza, filho de Armando Emílio Guebuza, ex-Presidente de Moçambique, detido neste sábado (16), em Maputo, acusado de participação no escândalo das “dívidas ocultas” estimadas em mais de dois mil milhões de dólares americanos, tem ligações com Bruno Tandane, detido sexta-feira, e com Jean Boustani, detido nos Estados Unidos da América (EUA), em conexão com o mesmo caso.

Segundo escreve o jornal “Carta de Moçambique”, na sexta-feira, logo que o nome de Bruno Tandane foi revelado que está detido no caso das “dívidas ocultas”, todas as referências sobre a sua história convergiam para uma alegação de que era um associado “ao filho do antigo Presidente Armando Emílio Guebuza, um frequentador assíduo das hostes da então família presidencial”.

“A alegação tornou-se verdadeira quando circulou nas redes sociais um recorte de uma edição do Boletim da República (BR) mostrando a constituição de uma empresa, a Mobimoveis Limitada, em Março de 2011, onde os dois são sócios únicos”, refere o “Carta de Moçambique”, que depois acrescenta que o facto “aconteceu dois anos antes da organização do calote”.

Bruno Evans Tandane Langa tornou-se sócio de Ndambi Armando Guebuza nessa altura, mas “já eram amigos de longa data”.

A VOA, por seu turno, escreve que Ndambi Guebuza terá estado, na França, com o libanês Jean Boustani, ora detido nos EUA, por envolvimento em processos de transferências milionárias para individualidades moçambicanas. “Consta que Ndambi, sendo filho do Presidente (Guebuza), foi influente na apresentação de Jean Boustani a governantes moçambicanos”, remata a VOA.

Boustani encontra-se detido em Nova Iorque, onde já foram feitas audições preliminares do caso, para o qual as autoridades de justiça americana solicitam a extradição de Manuel Chang, que foi ministro das Finanças de Armando Guebuza.

Com a detenção de Ndambi Guebuza sobe para nove o número dos primeiros suspeitos que recolheram aos calabouços nos últimos dias, em Maputo.

    Fonte:Jornal Notícias

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *