Filipe Nyusi dirige hoje lançamento do projecto Futuro Esperança

Do outro lado da baía de Maputo nasce uma grande arena para diversos tipos de eventos. É exactamente nesse local que foi escolhido pela Fundação Soico (FUNDASO) para proceder ao lançamento do projecto Futuro Esperança, que vai ser dirigido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Espera-se que participem no evento quase 600 crianças da capital do país que se vão juntar no propósito de ver os seus direitos respeitados e consciencializar a sociedade para ajudá-las a combater os males que dificultam o seu desenvolvimento saudável. Espera-se igualmente a participação de diferentes entidades políticas, civis, religiosas nacionais e estrangeiras, algumas das quais que se dedicam à criação de melhores condições para o desenvolvimento pleno das crianças moçambicanas.

O projecto Futuro Esperança é uma iniciativa que visa usar as facilidades de que a FUNDASO dispõe para sensibilizar a sociedade moçambicana para prestar mais atenção às crianças com deficiência e que necessitam de cuidados especiais, às crianças que sofrem os efeitos nefastos do HIV/SIDA, a problemática dos casamentos prematuros e violência doméstica.

Pretende ainda juntar esforços para que mais crianças tenham acesso à educação, ao registo de nascimento, se reduzam os altos índices de desnutrição que diminuem as potencialidades cognitivas e de crescimento dos petizes, entre outros males que afectam milhares das chamadas “flores que nunca murcham” em Moçambique.
Durante o evento, a FUNDASO vai assinar o memorando de entendimento com a Cooperativa Luana Semea Sorrisos e com personalidades proeminentes que vão passar a ser embaixadores das causas em prol da criança.

Ema Soares, Directora do Futuro Esperança garantiu que “as condições estavam praticamente criadas para que o lançamento do projecto decorra sem sobressaltos e esperamos que ajudemos a sensibilizar a sociedade moçambicana para prestar mais atenção aos problemas que enfermam as nossas crianças”.

Stewart Sukuma por seu lado, coordenador musical da cerimónia de lançamento, louvou a iniciativa e o facto de unir a cultura à mesma “acho que a cultura é fundamental para a sensibilização e para a educação e acho que é uma combinação muito forte que estamos a tentar criar aqui. Estamos também a criar o hino do Futuro Esperança e vai passar uma mensagem que ajude a chamar a atenção das pessoas para a consciencialização” disse.
 

 

Fonte:O País

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *