NoticiasAI

FIPAG em Tete melhora abastecimento de água

MAIS três novos geradores, com potência de 500KVA cada, vão reforçar a capacidade de captação e bombagem de água aos depósitos de distribuição, nas cidades municipais de Tete e Moatize, na província de Tete.

O director do Fundo de Investimento de Património de Abastecimento de Água (FIPAG), em Tete, Adolcídio Mabote, revelou ao nosso jornal que com a aquisição do novo equipamento de produção de energia eléctrica vai aliviar o sistema que alimenta as bombas de captação e bombagem de água instalados no vale de Nhaulutanda e nas margens dos rios Revúbuè e Moatize, respectivamente.

“Temos tido frequentes casos de corte de energia eléctrica e às vezes oscila o que cria constrangimentos no funcionamento das bombas submersas nas estações de captação de água, originando um abastecimento irregular aos consumidores das cidades de Tete e Moatize”,revelou Mabote.

Neste período quente, o onde a província de Tete,sobretudo a cidade capital e a mineira de Moatize,regista temperaturas bastante altas consecutivamente os consumos de água são elevados e devido a vários factores técnicos o FIPAG não corresponde à demanda da procura.

“Estamos a registar baixa pressão de abastecimento de água nas duas cidades e temos bairros de Tete,por exemplo,com alguns problemas de fornecimento de água sendo que as vezes por roptura do sistema de canalização e outras por insuficiência da capacidade de resposta da demanda originada por avarias constantes dos equipamentos do sistema de captação por recepção deficiente de carga eléctrica”,rematou Adolcídio Mabote.

Sabe-se que equipas da empresa estão a trabalhar em vários bairros do Município da Cidade de Teteno levantamento e identificação de tipo de problemas técnicos que estão a influenciar para o retrocesso de fornecimento normal de água aos consumidores ao nível domiciliário. 

Fonte:Jornal Notícias