NoticiasAI

Fórum Macau reafirma compromisso com o país

O FÓRUM de Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países da língua portuguesa (Fórum Macau) reafirmou o compromisso em promover e concretizar o plano de acção para a cooperação económico-comercial com Moçambique.

Esta garantia foi dada ontem pela Secretária Geral do Fórum Macau, Xu Yingzhen, após uma audiência concedida pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, no âmbito da visita que está a efectuar ao país até amanhã.

Falando a imprensa nacional, explicou com o Primeiro-Ministro trocou impressões sobre o trabalho do Fórum Macau depois da realização da 5ª conferência ministerial, no ano passado.

“Vamos promover e concretizar o plano de acção para a cooperação económico e comercial, bem como materializar memorando de entendimento para a elevação da capacidade de produção de Moçambique”, afirmou.

Os dois governantes falaram ainda sobre a necessidade de haver maior cooperação nas áreas da agricultura, aumento da capacidade produtiva e melhoramento do parque industrial moçambicano.

O fórum compromete-se a ajudar a promover o desenvolvimento de Moçambique através da facilitação do acesso a financiamentos chineses para os diversos projectos a serem implementados no país.

Sem ter um papel decisório, o Fórum Macau funciona é um facilitador para se aceder a financiamentos.

“O nosso trabalho é meramente para a promoção da concretização dos projectos, mas têm que ser as empresas a negociarem o financiamento com as instituições financeiras conforme a viabilidade dos projectos e também do mercado”, assinalou.

Xu Yingzhen participou ontem no seminário sobre oportunidades de negócio e investimento no quadro da capacidade produtiva e visitou empreendimentos económicos.

A deslocação ao país decorreu em cumprimento do plano de acção de 5ª Conferência Ministerial do Fórum Macau 2017-2019 e visa contribuir para o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os países falantes da língua portuguesa e a República Popular da China.

Criado em 2003, o “Fórum Macau”, é uma iniciativa do Governo Central da China em coordenação com sete países de Língua Portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Ainda ontem, o Primeiro-Ministro recebeu em audiência separada o Alto Comissario da India em Maputo, R.Gaurav Shrest.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/68540-forum-macau-reafirma-compromisso-com-o-pais.html