O PARTIDO Frelimo enalteceu hoje (25 de Junho) os feitos patrióticos das Forças de Defesa e Segurança (FDS), que com bravura e grandeza patriótica, combatem aqueles que, imbuídos pela cobiça do alheio, semeiam luto, terror e destruições no seio das famílias moçambicanas.

Na mensagem daquela formação política por ocasião da passagem de 46 anos da independência nacional, a Frelimo reconhece que os desafios prevalecem, no combate à pobreza, aos males com que o país ainda se depara, com destaque para o terrorismo no norte de Cabo Delgado e às atrocidades protagonizadas pela Junta Militar da Renamo em Manica e Sofala, no Centro do País.

A nota refere que a Frelimo tem demonstrado a sua pujança, na liderança desses processos. “Por isso, há mais escolas, hospitais, vias de acesso, redes de abastecimento de água e energia, universidades, habitações compatriotas de uma formação sólida e comprovada, nas diversas áreas do saber”, refere o documento, salientando que a Frelimo recorda hoje, com orgulho, a epopeia histórica de Moçambique que, em última analise se confunde com os feitos dos seus heróis.

Lembra a todos os cidadãos a sagacidade, a coragem e a entrega dos jovens libertadores, do 25 de Setembro, para que todo o povo fosse livre e digno de uma consideração humana. “Nesta data dourada e repleta de feitos heróis, rendemos homenagem aos verdadeiros nacionalistas, fazedores de uma Nação digna de o ser, Moçambique”, lê-se.

Segundo o comunicado, a Frelimo guarda ainda, em urnas cristalinas, a viagem triunfal efectuada pelo então presidente da Frente de Libertação de Moçambique, Samora Machel, do Rovuma ao Maputo, e que culminou com a reunião do Comité Central da FRELIMO, na Praia do Tofo, na Cidade de Inhambane e que desenhou o figurino de um Moçambique Independente.

A independência nacional, proclamada por Samora Moisés Machel, que se tornou o Primeiro Presidente do Moçambique independente, anunciada zero hora do dia 25 de Junho de 1975, no Estádio da Machava.

Fonte:Jornal Notícias

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *